terça-feira, 13 de agosto de 2013

Outros relatos: Carolina Bezerra

Impossível não se emocionar com o texto que me deparei hoje no facebook de uma amiga das antigas, a Carol.

Lembro-me de uma vez que nos encontramos, já tempos depois da faculdade, e ela continuava com seu jeito falante, alegre, inteligente e ousado, e junto das outras meninas demos muita risada relembrando nossas histórias e com Carol contando suas novas aventuras com seus filhos. Naquele momento, ainda não me via nada mãe e fiquei intrigada com a quantidade de filhos que ela já tinha: 3 (!!!), e perguntei a ela sobre suas escolhas de vida e como conseguia gerenciar tudo, já que continuava uma educadora na ativa (!!!). Dentre muitas coisas que ela nos contou teve uma que marcou muito: foi quando disse que já tinha 2 filhos lindos, maravilhosos, mas que ela ainda sentia uma necessidade enorme de COLOCAR UMA MULHER NO MUNDO!!!

Desde então, ainda que não soubesse conscientemente na época, seu desejo também passou a ser meu!!!

E a verdade é que a vida foi generosa com nós duas: ela teve ainda outra menina depois de nossa conversa e eu tive Mateus, filho que amo infinitamente - e que no que depender de mim saberá reconhecer a força de uma mulher, e ainda posteriormente tive duas flores ao mesmo tempo: Isabel e Carolina, nomes de mulheres lindas e guerreiras, não???


Hoje foi o aniversário da minha princesa guerreira Dandara! Ela completou 5 anos! Recordei-me porque decidi tê-la. Estava em Londrina, em um evento de Relações Étnico-Raciais, assistindo a palestra de uma grande escritora negra desse país, Conceicao Evaristo.

O Oruan e o German estavam comigo, cochilando nas poltronas. Ao findar a palestra eu fui acompanhando-a, conversando. Ela pergunta se tenho apenas os dois filhos, eu respondo que sim, de repente ela mira bem dentro dos meus olhos e me indaga: Você não tem vontade de ter uma menina? Ao que eu respondo: Não sei! Ela continua: Como você pode passar por essa vida sem colocar uma mulher no mundo?

Eis Dandara aí! Entendi o que Conceição havia me dito em colocar uma mulher no mundo, não é apenas "parir", é gestar o feminino, o princípio criador e gerador da vida, é se harmonizar com todas as forças femininas do universo, é descobrir a virgem, a anciã, a mulher, a menina, a rainha, a mãe, a filha, a irmã dentro de nós mesmas!!

Não precisamos ter filhas muheres para "colocarmos mulheres no mundo", não precisamos sequer ser mães! Colocamos mulheres no mundo todo dia quando nos irmanamos umas com as outras, quando nos solidarizamos com as dores umas das outras, quando falamos sobre as nossas experiências sobre a maternidade, o amor, a vida e o trabalho.

Colocamos mulheres no mundo quando negamos triunfantemente o discurso que afirma que somos competitivas umas com as outras, quando não nos julgamos, não nos censuramos, não nos condenamos, não escondemos os erros do legado patriarcal.

Uma mulher nasce todo dia quando damos vida às suas memórias, as suas histórias de vida e as suas lembranças como na literatura de Conceição Evaristo, de Paulina Chiziane, de Cidinha Da Silva, de Ana Maria Gonçalves e tantas outras escritoras.

Obrigada Conceição, coloquei duas outras mulheres no mundo: Dandara e Luara, mas a mulher mais importante de todas que eu venho parindo pouco a pouco, dia-a-dia, sou EU MESMA!!

P.S. Esse realmente foi o meu último post nesse momento da minha vida! FUIIIII

Nenhum comentário:

Postar um comentário