domingo, 11 de agosto de 2013

Dia dos pais 2013

Dia dos pais, dia especial.

Dia de esquecer a correria do dia a dia, a casa bagunçada, a falta de grana e tudo mais, para ficarmos juntos de pessoas queridas, as mais queridas.

Dia de dizer ao meu pai (por aqui, claro, porque ao vivo fico um pouco sem jeito) que o amo muito e que sou muito grata por ele estar sempre ao meu lado, sendo um pai tão carinhoso e exemplar.
Dia de ficar junto dele num almoço gostoso com a família toda, momento tão corriqueiro e especial ao mesmo tempo.
Dia de me emocionar por vê-lo sendo um vovô tão querido.
Dia de vê-lo brincando com meus filhos e relembrar minha infância: as mesmas brincadeiras, a mesma intensidade, as mesmas risadas.
Dia de agradecer por ele continuar me ajudando pregando quadros na minha casa e até mesmo lavando a louça quando preciso.
Dia de reconhecer o tanto que há dele em mim, e de mim nele, e que muito de minha história tem sua influência.
Dia de compreender o quanto fui e sou amada e que isso fez toda a diferença em minha vida.
Dia de agradecer por ele estar em boa forma, e continuar torcendo para que continue assim, esbanjando saúde e disposição.

Dia de me solidarizar com as pessoas que não têm mais seus pais presentes, como, por exemplo, meus próprios pais, com aquelas que nem tiveram a chance de tê-lo por perto pelos mais diversos motivos e com as que estão com seus pais com uma saúde frágil, em especial minha amiga Mimi. Muita força.

Dia de perdoar, na medida do possível, algumas atitudes de nossos pais que nos fizeram sofrer para assim conseguirmos seguir nossos caminhos em paz, cuidando ao máximo para não repetirmos os mesmos erros; tarefa bem difícil, ainda mais quando nos tornarmos pais também e vemos o tamanho do desafio da tarefa de educar.
Dias dos próprios pais se perdoarem por suas escolhas, se servir de consolo: errar é inevitável, mesmo quando tentamos acertar, afinal, é errando que aprendemos.

Dia de dizer ao meu marido, pai de meus filhos (por aqui, claro, porque ao vivo esse tipo de conversa sempre acaba em piada) que o amo muito e sou muito grata a ele por estar sempre ao lado de nossos filhos, sendo um pai tão amoroso e exemplar.
Dia de agradecer por ele ter insistido em termos filhos, conseguindo respeitar meu tempo. Certamente foi a melhor decisão de nossas vidas.
Dia de ficar junto de meu parceiro de vida num almoço gostoso com as nossas respectivas famílias, agora tão nossa.
Dia de me emocionar por vê-lo sendo um pai tão querido.
Dia de discutir com ele sobre nossas atitudes com as crianças fazendo combinados para continuarmos coerentes e responsáveis.
Dia de agradecer por ser um super parceiro participando ativamente das tarefas da casa e da criação das crianças, sem achar que está me ajudando, mas que está simplesmente fazendo a sua parte.
Dia de agradecer por ele estar cheio de saúde.
Dia de me conscientizar da importância de um (bom) pai na construção de um sujeito, tendo a certeza de que meus filhos estão tendo essa oportunidade. São uns sortudos por terem-no como modelo de pai amoroso, presente, do bem, responsável e divertido.

Dia de dizer mais uma vez o óbvio: sortudos também são Luiz, meu pai e tantos outros homens que assumem plenamente as tarefas de cuidar de uma casa, de crianças que depois virarão homens e mulheres, e compartilham com suas parceiras (ou parceiros), ainda que ocorram posteriormente separações, todas as responsabilidades e cuidados devidos, porque assim, e apenas assim, vivendo tudo intensamente, incluindo os desafios e as delícias que esses homens, e só esses, experimentarão o gosto único, recompensante, transformador e libertador que é o de criar um, dois, três... filhos.

Dia de reconhecer que esses pais que mergulham nessa relação com os filhos proporcionam um clima mais leve ao dia a dia, além de serem um modelo masculino importante para a construção dos pequenos e pequenas. Ressaltando que existem outros jeitos de ocupar esse modelo quando há ausência de um homem na família, o mesmo ocorrendo com a figura materna (importante deixar essa ideia explícita nos tempos atuais!).

Dia de continuar tendo esperança de que sempre as próximas gerações serão melhores do que as nossas, fazendo claro, meu papel como mãe e educadora para que isso aconteça. Mas em especial, no dia de hoje fico na torcida de que cada vez mais os homens possam desenvolver-se mais livremente, longe de tantas amarras, esteriótipos e preconceitos para assim viverem suas escolhas plenamente de maneira mais realizada e, claro, respeitando as mulheres ao seu redor para que vivam suas vidas da mesma maneira livre.

A esses pais de hoje, aos de ontem e aos de amanhã, feliz dia dos pais!


Meu pai ensinando Mateus a lavar louça, que orgulho!


Luiz, meu super parceiro e super papai de nossos filhotes,
cuidando e se divertindo, todos os dias! 

2 comentários:

  1. LinDO texto como sempre AMOR....
    Te amo muito
    Beijão
    Luiz

    ResponderExcluir
  2. hahahahah

    finalmente vc leu um texto daqui do blog...

    beijão e parabéns pelo seu dia!!!

    ResponderExcluir