quarta-feira, 7 de novembro de 2012

As 10 mais

Foram tantas as perguntas que fizeram a mim e ao Luiz nesses últimos meses que resolvi elencar as 10 mais frequentes e registrar minhas respostas para aquelas pessoas que ainda querem sabê-las.

1. Vocês tinham planejado engravidar de novo ou foi um acidente?
Nós planejamos sim, pois estávamos muito desejosos de mais uma vez termos um bebezinho em nossos braços, sentir seu cheirinho, acalentá-lo, amá-lo e ajudá-lo a crescer (a maior de todas as dádivas) como também de dar esse presente a Mateus (achamos que existem muito mais ganhos do que perdas nas relações entre irmãos). Além do mais, queríamos criar nossos filhos com idades próximas.

2. Vocês fizeram tratamento? Tinham casos de gêmeos na família?Como receberam a notícia de que esperavam por gêmeos?
A gravidez das meninas foi espontânea, como disse, um susto mesmo. Na família do Luiz não sabemos, mas na minha tem alguns casos sim, mas distantes e por isso nem imaginava que teria a chance de conceber dois bebês de uma só vez.  No início, levamos um grande susto e também sentimos um medo danado por toda a mudança que três bebês (incluindo o Mateus que na época tinha acabado de completar 1 ano) geraria em nossas vidas. Mas depois tudo foi se ajeitando e quando vimos que daríamos conta do recado o medo passou. O susto também passou e então passamos a nos divertir com os sustos que as pessoas levavam quando contávamos sobre essa novidade. Ouvimos cada coisa...

3. A gestação das gêmeas foi tranquila? Foi parto normal!?
Logo no início descobrimos que toda gravidez de múltiplos configura-se como sendo de risco apesar de haver diferenças entre os diferentes casos podendo estes ser mais ou menos sérios. No nosso caso, como os bebês estavam em sacos gestacionais distintos isso eliminava alguns riscos, mas como tinha apenas uma placenta havia outros, por isso eu tinha que ter cuidados especiais como, por exemplo, um acompanhamento médico mais de perto, maior número de exames e repouso antecipado como medidas preventivas para que os bebês não nascessem antes de 34 semanas. Ao final, apesar dos receios antes de cada consulta e cada exame tudo transcorreu de maneira tranquila, uma beleza! O parto foi lindo e rápido como o do Mateus: estorou a bolsa, fomos para a maternidade e chegando lá já tive a Carolina, sem anestesia, sem Luiz ver, porque ainda estava colocando a roupa e sem meu médico que não chegou a tempo. Foi muito, muito emocionante parir dessa maneira tão natural. Isabel veio 32 minutos depois, já com anestesia, meu médico e Luiz (com Carolina em seus braços). Muita emoção, quase explodi!!! Dois dias depois estávamos nós 5 dormindo juntinhos aqui em casa.

4. Quanto você engordou na gestação? Você já perdeu tudo?
Carolina e Isabel nasceram  com 35 semanas, ou seja, um mês antes do ideal para uma gestação de feto único. Ao final, engordei 15kg e estava com uma barriga bem grande, e eu era "só barriga", já que não engordei outras partes do corpo - talvez porque desde o meio da gestação não conseguia comer tanto, pois meus órgãos já estavam bem comprimidos (sou pequena!). Na gestação do Mateus que foi até o final engordei 14kg e comi muito (com muito gosto!). Como tenho amamentado já emagreci rapidinho tudo, mas a barriga ficou uma gelatina - dá-lhe abdominais depois (que detesto!) e tenho voltado a engordar um pouco pelo estilo de vida que tenho levado ficando em casa e comendo muito (que amo!).

5. As meninas estão bem? Como você tem as amamentado?
Elas nasceram saudáveis e estão engordando bastante. Por enquanto um peito para cada uma tem bastado. Raramente elas mamam e continuam reclamando, mas quando isso acontece damos um complemento de 30ml a mais com um leite em pó não alergênico. Acredito que conforme forem crescendo elas precisarão de complemento numa frequência e quantidade maior - se bem que leite materno é mesmo uma dádiva misteriosa: quando mais elas mamam sinto que mais leite produzo. Uma vez coloquei as duas para mamar ao mesmo tempo e apesar de ser uma cena linda achei bem incômodo para mim que perdi os movimentos dos braços - chegou até a ser perigoso sem falar em angustiante porque meu nariz coçou justo naquele momento. aff!

Atualizando: recebi umas dicas e tenho amamentado mais vezes as duas ao mesmo tempo. Mas ainda preciso de dicas para a coceira no nariz que continua... rs

6. As duas choram ao mesmo tempo? Uma acorda a outra quando chora?
Às vezes sim, às vezes não para ambas perguntas. Quando choram juntas e tem alguém comigo a gente divide a tarefa de acalmá-las, quando estou sozinha tento priorizar quem mamou na outra vez primeiro, pois teoricamente deve estar com mais fome, mas algumas vezes tenho que priorizar quem chora, ou melhor, grita mais (elas que não descubram esse último critério de escolha). Mas no fundo, é sempre uma "escolha de Sofia" para mim.

7. As meninas são idênticas?
Como já disse, elas estavam unidas por uma placenta, o que significa que são univitelíneas (foram geradas a partir da divisão de um mesmo óvulo e espermatozóide) e por isso deveriam ser idênticas já que têm a mesma carga genética. Mas eu vejo muita diferença entre elas, o que acho positivo. De qualquer maneira temos cuidado para vê-las como dois seres distintos e firmar isso com as pessoas ao nosso entorno, afinal, são apenas duas irmãs que nasceram no mesmo dia, mas que têm jeitos, gostos e histórias únicas. Certamente se conseguirmos respeitá-las nesse sentido esse será o maior presente que poderemos lhes proporcionar em seus desenvolvimentos.

8. O Mateus está com ciúmes?
Depois que elas nasceram esta tem sido a pergunta mais feita a nós e também a mais difícil de responder, pois temos que falar por ele que como todo ser humano é complexo demais. Acho até que esse assunto merece ser tratado com mais calma num outro texto. De qualquer maneira, temos sentido que ele está curtindo bastante a convivência com as irmãs, pois muitas vezes quer beijá-las, colocá-las no colo e admirá-las, comemorando assim todos os ganhos que obteve com esse acontecimento. No entanto, ele ainda é um bebê também e portanto não tem uma estrutura emocional madura para lidar com as situações em que fica explícito o quanto também perdeu com o acontecimento como, por exemplo, quando quer colo quando alguma está mamando ou quando quer brincar conosco, mas estamos cuidando delas. Nesse sentido, temos feito intervenções para evitar esse confronto como, por exemplo, dar banho nas meninas enquanto ele está na escola, ter alguém para brincar com ele e manter sua rotina, assim temos percebido que ao sentir que continua sendo cuidado e amado ele fica tranquilo, fofo e divertido como sempre foi.

9. Vocês têm alguém para ajudá-los?
Temos nossa família que tem dado uma SUPER força. Todos os dias vem alguém aqui para brincar com Mateus enquanto cuido das meninas ou vice-versa e levá-lo à escola. Uma vez por semana a Prazeres vem fazer uma limpeza geral (quando consegue, pois às vezes precisa dar uma parada em tudo para me ajudar). Tentamos algumas moças para me ajudar no dia a dia, mas não deu certo, pois elas mal olharam na cara no Mateus - inadmissível. Vamos ver, em breve nos mudaremos, ficaremos mais próximos de nossos pais e nossos trabalhos e começaremos uma outra rotina, já que também voltarei a trabalhar. Estamos pensando (muito) a respeito... Quando vem visita aqui em casa eu também abuso, por isso se quiserem ajudar podem vir... rs

10. Como vocês conseguem ser pais de 3? Vocês são malucos!
Com certeza o fato das meninas terem vindo depois do Mateus nos ajudou muito, pois uma série de inseguranças que temos quando somos pais de primeira viagem nós não temos ou temos numa intensidade menor e o mais gostoso é que podemos aproveitar toda a intensidade da relação sem grandes paranóias. Outra coisa interessante é a de que nossa sociedade desacostumou com famílias grandes - eu mesma não esperava ser mãe de 3 e deu o maior trabalho organizar a vida para os 3 (desde mudança de apartamento, de carro, plano de saúde, emprego... uma loucura!). Mas o fato é que não é nenhum bicho de 7 cabeças não... sei que ainda temos muito o que viver, as meninas só têm 2 meses, mas estamos animados com os rumos que nossas vidas tomaram, nos sentindo privilegiados, abençoados e felizes. Claro que tudo fica uma loucura, meu apartamento, por exemplo, não consegue ficar 30 minutos arrumado, mas tudo bem, afinal,s e lermos o texto da postagem anterior nos lembramos de que nessa vida há muito mais coisas importantes do que um aprtamento em ordem. E estamos sabendo aproveitar com muito, muito amor. Ah, e também muita, muita loucura sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário